Trajeto da passeata, Sao Paulo, 8 de março
O trajeto da passeata, que sai da avenida Paulista em direção à Praça da República, será permeado por ações culturais e estaremos dispostas em alas, cada uma delas representando os valores apresentados na Carta Mundial das Mulheres para Humanidade.
A marcha de revezamento se inicia com o lançamento das ações internacionais, em 8 de março, e termina sua viagem no dia 17 de outubro, quando ocorrerá mobilização internacional - 24 horas de solidariedade feminista mundial - na qual os países farão uma hora de ação (das 12 às 13 horas), percorrendo o sentido do fuso horário. Com esta ação demonstraremos nossa organização e capacidade de mobilização, ao mesmo tempo em que levaremos às ruas nossa voz e o chamado a construção de um mundo de igualdade.
A proposta é que os países se mobilizem de março a outubro debatendo amplamente a Carta e realizando atividades. Foi decidido organizar ações simultâneas em torno de quatro questões: contra o livre comércio, contra a guerra e militarização, contra o tráfico de mulheres e por soberania alimentar.
“Oh! abra alas, que eu quero passar”
Os princípios da Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade serão representados na passeata por meio de alas, que terão cores específicas. A localização ocorrerá por meio de faixa de abertura de cada ala e pelos adereços com as cores relativas ao tema. A escolha por um tema ou outro é livre para cada participante. Serão preparados adereços para “produzir” as companheiras e assim as participantes terão enfeites que os relacionam com a cor de cada ala.
Ala da Igualdade – cor Laranja: questão econômica, salário mínimo, soberania alimentar e transgênicos, reforma agrária
Ala da Liberdade – cor Lilás: direitos reprodutivos, atenção integral à saúde da mulher, direito ao aborto seguro, livre orientação sexual, não à violência e a mercantilização do corpo e da vida.